segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SAÚDE


Caminhada, seus primeiros passos.

 

 A caminhada não serve apenas para um bom passeio. Ela é a porta de saída do sedentarismo e, se bem planejada, vira uma ótima ferramenta para ganhar condicionamento físico.

Há dois anos, quando abandonou o cigarro, o corretor Almir Valença Batista, 47 anos, engordou 16 kg. Com o peso extra e o sedentarismo, vieram os altos níveis de colesterol, triglicérides e pressão sanguínea. Batista não teve outra saída a não ser pôr em prática a orientação do cardiologista:

fazer atividade física.
Escolheu andar, começando com leves caminhadas no estacionamento da empresa em que trabalha, próximo à sua casa. Após três meses, já se sentia mais disposto para apertar o passo, até conseguir alternar a caminhada com trotes curtos. Atualmente, sete meses depois e com 10 kg a menos e os índices sanguíneos normalizados, Batista se diz pronto para correr. Assim como na corrida, a trajetória do corretor mostra que a caminhada tem diferentes estágios e muitos benefícios, embora ainda seja uma atividade pouco valorizada, mesmo entre os corredores. Se a caminhada fosse mais respeitada, teríamos muito menos corredores lesionados. Avaliando sua saúde para a caminhada

Faça uma avaliação da saúde antes de iniciar um programa de caminhada

Antes de começar a caminhar, tire um tempo para avaliar sua saúde. Consulte um médico antes de pegar a trilha ou a esteira, especialmente se você está inativo há algum tempo. Muita gente tem a tendência de não dar atenção à saúde e deixa transcorrer muito tempo entre exames físicos.

Infelizmente, as doenças que ameaçam a vida, como pressão alta e doenças coronarianas podem não produzir sintomas até fazerem um bom estrago na saúde. Se você está acima do peso ou fuma, tem mais de 45 anos ou algum problema de saúde significativo, o OK do seu médico é essencial antes de começar qualquer programa de exercícios.

Os exames físicos pedidos pelo médico devem incluir a checagem do coração e dos pulmões, a medição do pulso, da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Pode também incluir um eletrocardiograma, com medição dos sinais elétricos do coração enquanto você estiver em repouso.

Em alguns casos, o médico pode decidir que você também precisa de um teste de esforço, que nada mais é do que um eletrocardiograma feito enquanto você está se exercitando na esteira ou na bicicleta ergométrica. Os médicos recomendam com frequência um teste de esforço para pessoas com histórico familiar ou pessoal de doença cardíaca, porque esses indivíduos podem ter um risco maior de apresentar problemas cardiovasculares durante o exercício.
A caminhada faz bem para o seu corpo... além de lhe menter em sua melhor forma..... boa caminhada...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário